sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Itamaracá Transportes


Fundada em 1958, a Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.
Atualmente conta com uma frota de 254 veículos e gera mais de 1.200 empregos diretos, realizando diariamente cerca de 2.700 viagens, transportando em média mais de 200.000 passageiros por cada dia útil de operação. É responsável por 41 linhas, sendo 35 destas componentes do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e investe na renovação de frota, mantendo uma idade média abaixo de 4 anos. Conta também com o maior número de veículos articulados e alongados do STPP – Sistema de Transporte Público de Passageiros.
Problema

Grande consumo de diesel, maior do que as metas propostas pela empresa.

Solução

Conscientizar e treinar os Motoristas  para gastar menos combustível, e dar bonificações para os que ficarem abaixo da meta de combustível.
Questionário

Entrevista realizada com Joelson Salus, Auxiliar do NEO (Núcleo de excelência operacional)


1°            Existe algum setor Pesquisa e Desenvolvimento?

·         Não.

2°            Quais problemas essa inovação propôs sanar?

·         A redução dos custos de manutenção, desaceleração do desgaste do veículo, redução de falhas operacionais, realização de viagens seguras e confortáveis, redução do desgaste físico e psicológico do operador e o grande desafio também é diminuir os gases poluentes emitidos pela queima excessiva de combustível .

3°            Existe demandas futuras para inovação na empresa?

·         Sim, através da modernização dos sistemas visando a tecnologia como um novo aliado, este novo sistema de coleta de dados , visa identificar como o operador está conduzindo o veículo, se de maneira correta ou errada, em qual viagem ele economizou mais, menos ou não conseguiu economizar, se o mesmo está usando a condução econômica de acordo com a operação.     


4°            Quem impulsionam esse processo de inovação na empresa?

·         A Diretória da empresa, dando o apoio e suporte necessário para o processo do programa, e a coordenação com toda a parte de capacitação, treinamento e oficinas didáticas.  

5°            O contexto local encoraja inovação no segmento? Por que?

·         Sim, pois os resultados são enormes,  em relação a tempo, custo, qualidade no atendimento e satisfação.

6°            Quem são os criadores dessa solução?

·         Coordenação Felipe Arruda. 

7°            Existe mão de obra qualificada para atender essa demanda de inovação (interveniente)?

·         Sim , a empresa sempre tem investido na qualificação dos instrutores, com capacitações, treinamentos e palestras, porém no mercado de trabalho atual, a procura por este profissional ainda é grande. 

8°            Quais são os impactos  (benefícios) da mudança?

·         Redução de custos, qualidade no atendimento, satisfação do cliente. ( O  motorista fazendo a sua contribuição com o meio Ambiente.)

9°            Existe capital destinado a P&D (Pesquisa & Desenvolvimento)?

·         Não


10°         De que forma o governo pode interferir no setor de transporte?

·         Regulamentando normas para uma melhor acessibilidade no trânsito, melhorando as vias de uma forma geral, fiscalizar, Criar novas rotas para um melhor fluxo, inovando os meios de transportes, por exemplo metrô e próprio transporte Coletivo.  

11°         Quando essa inovação foi implementada?

·         No ano de 2008, e nesse período até 2011, os resultados só vem aumentando, sempre ultrapassando as expectativas.   

12°         Por que você decidiu implantar essa inovação?

·         Foi analisado que através da condução  econômica era possível reduzir custos, aumentar o tempo de operação dos veículos, diminuir esforço físico e mental dos motoristas dando uma melhor qualidade de vida, transportando mais, rodar mais, diminuir acidentes e melhorar os resultados de maneira geral.       

13°         O quanto você economiza em um mês?

·         De 20 a 30% do que gastaria, se não usa-se a condução econômica ( ou seja se sua meta é sem 1000Litros/ mês  você gasta 800Litros economizou 200L, 20%).


14°         O lucro é de curto ou longo prazo?

·         Para uma empresa com uma quantidade grande de motoristas, o crescimento é a longo prazo no que se esperado tendo resultado positivo.  

15°         Desde que você implantou esse sistema, até agora, já obteve o retorno do mesmo?

·         Sim, em  valorização do equipamento, custos e sustentabilidade.

16°         Qual a média de litros/combustível são economizados em um mês?

·         Aproximadamente 30.000mil  Litros.

17°         O que os funcionários acharam da inovação?

·         De inicio achavam que não era  possível porém através de ações realizadas pela equipe NEO (Núcleo de Excelência Operacional), oficinas de condução econômica e principalmente mostrando na prática que é possível atingir as metas estipuladas, os operadores começam a entender o objetivo, os ganhos que vão ter, além das premiações que a empresa oferece que é 20% do que o motorista economizar no período de três meses em dinheiro, entre outras.
 
18°         Houve resistência dos associados da empresa? Se houve, qual atitude foi tomada?

·         De inicio sempre há uma resistência, em qualquer tipo de inovação onde se envolve custo , porém quando a empresa aposta e compra sua idéia e os resultados acontecem como de que forma através de Reuniões de rendimento para os operadores que estão com dificuldade de atingir suas metas identificando onde se na maneira como ele conduz ou  se é o próprio veículo, são também realizados oficinas de condução econômica, check – list, onde o instrutor realiza uma viagem de instrução com o operador, treinamento pratico in – loco onde instrutor realiza três viagens com o operador visando os pontos onde o operador encontra mais dificuldade,  quando se tem o resultado que se  é esperado, a resistência que antes existia é transformada  em total apoio.